Tratamento

Utensílios

  1. Não use utensílios de plástico que já tenham sido utilizados para alimentos com as proteínas do leite. O plástico é um material poroso e adere mais à gordura e aos resíduos alimentares. Portanto, mesmo após a higienização, traços das proteínas do leite podem manter-se aderidos aos utensílios. Dê preferência ao inox, porcelana, alumínio ou vidro, os quais devem ser lavados com esponja “limpa” (exclusiva para alimentos sem leite ou derivados) ou ariados.
    Por isso: mamadeiras novas, chupetas novas. Copo de liquidificador novo. Tudo separado. Isto pode incluir: panela elétrica, garrafa térmica, esponja, pano de prato, limpador de mamadeira, chupetas, copos, pratos, talheres, potes, formas de pães, pudins, panelas de teflon (mais antigas, que estejam soltando o teflon), colheres de pau, etc.
  2. Os utensílios da criança deverão ser lavados separados e guardados separadamente dos outros utensílios da casa.
  3. Lembre-se que água fervente não mata proteínas, portanto elas permanecem quase que intactas nos utensílios, e podem fazer a criança reagir. O “esterelizador” de mamadeiras também não serve. Álcool também não serve.

 

Fonte: Adaptado de Guia do Bebê e da criança com alergia ao leite de vaca. 1ª Ed. AC/Gen, 2013
Renata Pinotti

Sobre o Autor

Posts Relacionados

6 Comentários

  • jordania guedelha 25 de fevereiro de 2015 at 23:26

    Olá, o site é maravilhoso, parabens!!!
    Gostaria de saber se há necessidade de trocar o esterelizador de mamadeiras de microondas também ? E o microondas também preciso trocar? ou basta lavá-los bem.

    Reply
    • alergia 4 de março de 2015 at 15:04

      Obrigado pelos elogios!

      Na maioria das vezes no é necessário trocar.
      Lembre-se que essa história de esterilizado de mamadeiras é muito controverso e é muito recente na história da humanidade.

      Muito obrigado. Se tiver qualquer sugestão de melhora, por favor nos informe. Abraço.

      Reply
  • Elisete 21 de maio de 2015 at 17:04

    Boa tarde!
    O que realmente retira dos utensílios a proteína?

    Reply
    • alergia 14 de julho de 2015 at 01:25

      Tudo depende da sensibilidade de cada criança. Muitas crianças toleram os traços e outras não.
      Os utensílios de vidro, inox e porcelana se bem lavados com bucha limpa eliminam a proteína de modo significativo, não gerando problemas para a maioria das crianças com APLV.
      Abraço.

      Reply
  • Luciana Brito 22 de maio de 2015 at 18:32

    Boa tarde, amei suas dicas!!! Tenho uma bebe de três meses com alergia. Minha dúvida é: E a penela esmaltada, se já foi escaldado nela mamadeiras com a proteína do leite, pode ser utilizada para escaldar as mamadeiras do alérgico? Obrigada.

    Reply
    • alergia 14 de julho de 2015 at 01:19

      Na maioria das vezes não há problema. Mas existem crianças muitos sensíveis. Tudo depende do grau de sensibilidade da sua filha.
      Abraços.

      Reply

Comente!

Comente!

Seu e-mail não será publicado!