Alergia significa hipersensibilidade, ou seja, ocorre uma reação exagerada do sistema imunológico do bebê a algo que o organismo dele interpreta como estranho.

No início da nossa vida nosso intestino é imaturo em todos os aspectos (motilidade, sistema de defesa e até as bactérias que colonizam o intestino grosso ainda são escassas). Assim, como a barreira intestinal está comprometida pela imaturidade, as proteínas ingeridas atravessam esta barreira mais facilmente promovendo um contato intenso da proteína com o organismo do bebê.

Inicia-se então um processo de reconhecimento destas proteínas que o organismo pode “interpretar” como indesejáveis e desencadear um processo que pode culminar com:

  1. Uma inflamação em diferentes locais e com gravidade variável que por fim vai resultar em diferentes sintomas.
  2. Uma alteração na motilidade do esôfago, estômago e/ou intestino.
  3. Mais raramente uma anafilaxia (reação de muitos órgãos rapidamente progressiva e que afeta os vasos do corpo, provocando queda de pressão entre outras).

Cada criança reage de uma forma e com uma intensidade diferente. Cada criança tem sua própria alergia.

No caso da alergia ao leite de vaca este processo ocorre com às proteínas do leite de vaca (que são várias), sendo as principais a beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina e caseína). Muitas crianças que possuem alergias às proteínas do leite de vaca possuem também alergia às proteínas da soja.

A maioria dos casos de APVL não é grave, mas exige todo cuidado para o tratamento, pois se não conduzida de forma adequada poderá ter consequências negativas a curto e longo prazo para a criança.

Related Posts

3 ovos 2 1/2 xícaras de açúcar 1 xícara de óleo 2 1/2 xícara de farinha de trigo 4 bananas bem ...
Redação Alergia a Leite
30 de março de 2015
Ingredientes 4 xícaras de farinha de trigo 1 colher (sobremesa) de fermento em pó 1 e 1/2 xícara de ...
Redação Alergia a Leite
27 de janeiro de 2015
Ingredientes 800 gramas de farinha de trigo (pode ser substituída por farinha de arroz) 1 colherinha ...
Redação Alergia a Leite
27 de janeiro de 2015
Pular para a barra de ferramentas