Faltam evidências ainda sobre condutas práticas que possam ser recomendadas atualmente para diminuir os riscos de alergia nas futuras gerações. No entanto, o aleitamento materno exclusivo até os 4-6 meses e o parto natural são objetivos desejáveis e podem influenciar até a ocorrência de alergia nas futuras gerações.
Isto porque existem evidências que alterações da “flora” intestinal no início da nossa vida podem alterar nosso material genético e ainda que estas alterações possam ser transmitidas às gerações posteriores. A “flora” intestinal pode sofrer influências no inicio da vida do excesso de higiene, do parto cesáreo, da falta de aleitamento materno e da industrialização dos alimentos.
Existem estudos que procuram avaliar o uso de probióticos nas últimas 4-6 semanas de gestação e depois nos primeiros seis meses de vida. No entanto, ainda não existem evidências para sua recomendação.
Por isso, o aleitamento materno exclusivo até os 4-6 meses e o parto natural são objetivos desejáveis.
Os contatos informados no Guia são o resultado de pesquisas na internet. O site Alergia a Leite não está indicando nem validando os profissionais nem os estabelecimentos citados. QUER EXPOR AQUI? ENTRE EM CONTATO CONOSCO
O portal Alergia a Leite é um espaço informativo e de divulgação, mantido por profissionais de saúde, mas que não deve ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Leia sempre o rótulo dos alimentos.