Medicamentos para tratar a alergia

Não existem medicamentos que tratam alergia.

Não existem evidências convincentes que “vacinas” (imunoterapia) podem fazer a criança melhorar mais rapidamente da alergia. Os estudos que envolvem sua utilização estão restritos a centros de pesquisa, em crianças maiores de 4 anos e apenas em pacientes de alto risco para reações graves.

Homeopatia não cura alergia.

Mas, o tempo pode sim “curar” a alergia… O que ocorre muitas vezes é que a criança melhora “sozinha” com tempo sim, pois desenvolve um fenômeno conhecido como tolerância (passa a tolerar o alimento que anteriormente desencadeava alergia).

Dependendo da manifestação alérgica algumas medicações são utilizadas para controle agudo do processo (apenas em determinados momentos de crise) como, por exemplo, os anti-histamínicos e corticóides. Mas seu uso nunca deve ser prolongado e deve ser utilizado apenas com indicação médica.

Em crianças com alergia imediata (mediada por IgE) é recomendável que algumas medicações sejam disponibilizadas em casa ou durante viagens (anti-histamínicos e corticóides). Nas alergias imediatas e intensas é recomendável que os pais adquiram ainda uma caneta auto-injetável de adrenalina. Seu uso deve ser prescrito pelo médico e os critérios para seu uso devem ser passados por escrito para a família. O intuito é que seja utilizado pelos pais em reações imediatas graves (anafilaxia) antes da chegada ao hospital.

Como não temos disponível ainda no mercado nacional é necessário importação. O nome comercial é Epipen® ou Anapen® e pode ser importado por alguns sites da internet. Existe o Epipen Jr para crianças entre 15-30kg, podendo ser utilizado em crianças menores também a depender da prescrição médica.

Após aquisição da adrenalina os pais devem se informar de como ela deve ser utilizada através do manual ou video (http://www.youtube.com/watch?v=pgvnt8YA7r8) e ficar sempre atento à data de validade.

Locais onde é possível a importação:

Lembre-se: Apenas o médico será capaz de avaliar a necessidade do uso da caneta auto-injetável.

2 thoughts on “Medicamentos para tratar a alergia

  1. 1

    ola, meu nome é Aline tenho um filho com sete anos ele é alérgico a lactose muito grave .só de encosta nele ele fica vermelho se ele ingeri ele fica em estado grave no hospital .preciso de ajuda .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *