Fórmulas – que leite usar, como preparar e como fazer o bebê aceitar

Apenas o médico que acompanha seu filho poderá lhe indicar a melhor fórmula para ele.

A escolha da melhor fórmula depende da idade, do tipo de manifestação alérgica, da existência de comorbidades, do tipo de fórmula que já utilizou, da fase em que a criança se encontra, dos recursos, etc. Enfim, levamos em consideração inúmeros aspectos para escolha da fórmula.

Importante ressaltar que não ocorre prejuízo nutricional nenhum com uso das fórmulas para alergia se indicadas corretamente. Caso não se confirme a alergia elas podem ser retiradas a qualquer momento. Não fazem mal e não possuem contra-indicação.

Vamos resumir os principais aspectos:

Fórmulas que NÃO devem ser utilizadas para alergia às proteínas do leite de vaca no lactente

  1. Fórmulas H.A. São fórmulas parcialmente hidrolisadas e não servem.
  2. Fórmulas sem lactose
  3. Leite de cabra ou de qualquer outro mamífero (ovelha, búfala, etc). As proteínas do leite de cabra são muito semelhantes às proteínas do leite de vaca e a chance de reação a estes leite é muito alta (90-98%). Além disso, estes leites não são fórmulas infantis, ou seja, não são leites modificados para atender as necessidades do lactente.
  4. Uso de preparados a base de soja (extratos, concentrados, sucos, bebidas a base de soja e qualquer bebida pronta de soja).
  5. Bebidas de cereais (arroz, aveia, quinoa) e castanhas não são adequadas para crianças menores de dois anos. Antigamente se utilizava “mamadeira de frango” , mas no momento o emprego deste tipo de fórmula não se justifica com o advento de fórmulas nutricionais mais completas e seguras.

Fórmulas que podem ser utilizadas

  1. Fórmulas infantis com proteínas isoladas da soja: apenas em crianças maiores de 6 meses e com alergia mediada por IgE. Nas crianças com alergia não mediada por IgE o risco de reação também à proteína da soja é alto (reação “cruzada” ou sensibilização simultânea).
    Ex: Aptamil soja® 1 e 2 (Danone), Enfamil Soja® (Mead Johnson), Isomil® (Abbott), NAN Soy® (Nestlé), Nursoy® (Wyeth)
  2. Fórmulas extensamente hidrolisadas (a base de caseína, soro ou soja): em geral são a primeira opção e são efetivos em 80-90% das crianças.
    Ex: Aptamil pepti® (Danone),Pregomin pepti® (Danone), Pregestimil® (Mead Johnson), Nutramigen® (Mead Johnson), Alfaré® (Nestlé).OBS: Este grupo de fórmulas é o mais heterogêneo. Nem todas estas fórmulas funcionam da mesma maneira. Isso quer dizer que para alguns pode ser que uma fórmula seja melhor que para outras crianças. Algumas tem lactose, outras possuem um perfil de gordura mais adequado para quem tem diarréia ou baixo peso, outras podem ser menos alergênicas que outras pois pode haver mudança  no perfil dos peptídeos (de proteínas). 
  3. Fórmulas de aminoácidos: efetivos em 100% das crianças com alergia às proteínas do leite de vaca.
    Ex: Neocate® (Danone), Neocate Advance® – este apenas para maiores de 1 ano (Danone), PurAmino® (Mead Johnson), Alfamino®  (Nestlé)

Todas estas fórmulas devem ser indicadas apenas por médico especializado e é possível iniciar com uma fórmula e terminar com outra em alguns casos. Mas é recomendável evitar troca-troca de fórmulas.
Para avaliar se houve resposta ao uso de determinada fórmula é preciso aguardar pelo menos cerca de 15 dias.

Lembrando que se a criança está usando uma fórmula extensamente hidrolisada ou fórmula de soja e a melhora não é total ou o ganho de peso é inadequado pode ser necessário a utilização de uma fórmula de aminoácidos.

Existem fórmulas de aminoácidos específicas para crianças maiores de 1 ano e que podem ser utilizadas em casos onde a criança está abaixo do peso ou em que é difícil atingir a necessidade nutricional por alguma peculiaridade da criança.

Como fazer o bebê aceitar

As fórmulas especializadas (extensamente hidrolisadas ou fórmulas de aminoácidos) têm cheiro e sabor intenso. Em geral possuem sabor muito desagradável para nós adultos. As crianças, especialmente antes dos 6 meses não possuem um paladar desenvolvido e na maioria das vezes aceitam bem as fórmulas.

Por isso, não prove a fórmula que está dando para seu filho e não fique com “dó” por estar dando uma fórmula com “sabor ruim”. Crianças de todo mundo aceitam as mesmas fórmulas! Oferecer com medo e com ansiedade dificulta a aceitação pela criança.

Caso a criança apresente resistência à ingestão da fórmula pode-se utilizar alguns artifícios para melhorar o sabor:

  1. Adicionar 1 ou 2 gotas de essência de baunilha. Nesta dosagem a quantidade de álcool é muito pequena e segura. De preferência utilizar a essência de baunilha sem corante (difícil de encontrar, em geral presente em grandes lojas de festas). Existem algumas opções de outras essências sem álcool (abacaxi, morango, etc.).
  2. Colocar uma pequena fatia de fruta que a criança já consome e sabidamente não causa alergias ou substituir parte da água por suco de frutas (apenas maiores de 6 meses).
  3. Adoçantes, achocolatados sem leite, alimentos açucarados (ex: groselha ou suco concentrado) e leite de coco são outras alternativas, mas só poderão ser oferecidos para maiores de 1 ano e sob orientação do médico ou nutricionista.
  4. Ofereça em recipiente diferente dos habituais, isso porque, a criança terá uma expectativa de sentir o gosto de outros líquidos oferecidos nos recipientes anteriores (sucos, outros leites).
  5. Ofereça quando a criança estiver com fome que terá maior prazer em mamar. Mas os bebês com muita fome e muito irritados podem também não aceitar adequadamente.
  6. Engrossar a fórmula: uso de espessantes industrializados sem proteína do leite no rótulo (algumas marcas disponíveis no mercado) ou farinhas apropriadas (arrozina, farinha de aveia, farinha de arroz, amido de milho) pode ser utilizado com a permissão do pediatra e em crianças maiores de 6 meses.
  7. Diluir mais a fórmula inicialmente e ir concentrando de modo gradativo (o pediatra pode ajudar). Pode usar o suco no lugar de uma parte da água na diluição da fórmula (em maiores de 6 meses).
  8. Uso da maltodextrina sem proteína do leite no rótulo (existem algumas disponíveis no mercado) pode ser utilizado em dosagens corretas e apenas com a autorização do pediatra ou gastroenterologista pediatra, em geral em maiores de 6 meses.
  9. Algumas crianças maiores que não aceitam mamar a fórmula, “tomam” a fórmula em pó, misturado às frutas e a quantidade de medidas diárias varia conforme a idade.
  10. Uma alternativa para crianças maiores é um “picolé de fórmula”:
  • 300 ml de água.
  • 10 medidas de 5gramas de fórmula
  • Açucar a gosto
  • Cacau em pó, sem proteína do leite de vaca ou soja (comprado em lojas como S.O.S Alergia) ou chocolate em pó 2 Frades.
  • Misture bem e coloque nas forminhas específicas de picolé.

Para maiores de 1 ano provavelmente teremos no Brasil no futuro, fórmulas que poderão ser administradas em embalagens adequadas com “canudinhos” e de melhor sabor para as crianças maiores.

Se a criança mantém muita irritabilidade ao mamar, mesmo com os cuidados assinalados pode ser que o pediatra ou gastropediatra mude de fórmula, não pelo sabor, mas pela possibilidade de reação alérgica à fórmula. Lembrando que a única fórmula 100% eficaz é a fórmula de aminoácidos e que a escolha da fórmula é baseada em diferentes critérios e esta escolha é uma indicação médica.

Como preparar:

Fonte: Adaptado de Guia do Bebê e da criança com alergia ao leite de vaca. 1ª Ed. AC/Gen, 2013 – Renata Pinotti

Cheque a validade da lata e mantenha armazenado em local seco e arejado, juntamente com outros utensílios do bebê.

As fórmulas não devem ser levadas ao fogo, pois a alta temperatura pode alterar sua estabilidade.

Ferva a água ou aqueça a água filtrada. Retire do fogo. Quando a água estiver em temperatura morna ou ambiente, adicione o pó e agite bem. Isto facilita a mistura do pó, mas as fórmulas podem ser oferecidas em temperatura ambiente.

A fórmula fica estável por até 12 horas na geladeira. Depois é necessário aquecer em banho-maria para utilização. Pode permanecer até 2 horas fora da geladeira.

Não aqueça a fórmula em micro-ondas ou direto ao fogo, as fórmulas podem ser oferecidas em temperatura ambiente.

Apenas altere a diluição recomendada pelo fabricante sob orientação do médico.

As fórmulas podem ser adicionadas em preparações culinárias desde que não sejam submetidas a altas temperaturas. Recomenda-se adicionar preferencialmente nas preparações já finalizadas.

Com uso das fórmulas (principalmente de aminoácidos) ocorre mudança na cor das fezes que podem ficar verde-escuras e até pretas, além de pegajosas e com cheiro forte. Isto é normal!

Pode ocorrer também diminuição da frequência de fezes, pois estas fórmulas podem gerar menos fezes. Em alguns casos pode haver um pouco de “cólica” nos primeiros 2-3 dias.

Para obter informações sobre os processos necessários para aquisição das fórmulas especiais acesse: www.alergiaaoleitedevaca.com.br/direitos_portador.php

Criança em aleitamento materno que complementa com fórmula

Algumas crianças em aleitamento materno e que precisam utilizar fórmulas para complementar a amamentação possuem muita resistência em aceitar o complemento. Esta resistência muitas vezes é a qualquer tipo de complemento, mesmo aos leites “gostosos”. É uma resistência à própria mamadeira, independente da fórmula. Neste caso outra pessoa, além da mãe deve oferecer complemento para que a criança não sinta o “cheiro” materno OU deve-se oferecer em sonda de relactação (disponíveis no mercado).

No entanto, se a criança tem resistência à mamadeira, pode ser que não precise de complementação! A avaliação desta necessidade deve ser realizada pelo pediatra ou gastroenterologista pediatra.

Alteração das fezes com uso de fórmulas

Se o seu filho está usando fórmula para alergia (principalmente fórmula de aminoácidos)  é perfeitamente normal que suas fezes apresentem alteração na cor e na textura, para verde, verde escuro ou ainda preta. A razão para isto é que a fórmula de aminoácido é um produto de absorção muito simples e é bem absorvido no intestino delgado, restando poucos nutrientes para as bactérias que ficam no intestino grosso. Essas bactérias realizam diversas funções, incluindo a degradação da bile (uma substância verde) que seu corpo produz naturalmente, e como elas recebem menos nutrientes, elas estão presentes em menor quantidade, reduzindo assim a degradação da bile. Isso significa que mais bile está presente nas fezes do seu filho dando-lhes essa coloração diferente. Este processo é um efeito natural e não afeta seu bebê.

Aspecto das fezes com fórmula de aminoácidos

Aspecto das fezes com fórmula de aminoácidos

Fezes com fórmulas de aminoácidos

Fezes com uso de fórmula de aminoácidos

Fezes com uso de fórmula de aminoácidos

Fezes com uso de fórmula de aminoácidos

Fezes com fórmulas de aminoácidos

Fezes com fórmulas de aminoácidos

89 thoughts on “Fórmulas – que leite usar, como preparar e como fazer o bebê aceitar

  1. 1

    Adorei as informaçoea

  2. 3

    Minha bebe tem 5 meses ela e alergica ao leite..a pediatra mandou dar o neocate…mas ela nao gostou vez ansia…o que faco?

    • 4

      Algumas coisas que podem ser feitas para melhorar o sabor são: colocar essencial de baunilha, usar sucralose (adoçante), diluir um pouco mais o leite.
      Em situações especiais, frutas, cacau orgânico e cereais sem proteína do leite podem ser usados.

  3. 5

    o cheiro e muito desagradavel e so eu colocar na boca ela nao quer de geito nenhum mamar

    • 6

      Existem alguns truques para melhora aceitação. Converse com seu gastropediatra. Veja a sessão do site: fórmulas: como fazer o bebê aceitar.

  4. 7

    Minha filha tomava o aptamil pepti e a gastro trocou pelo alfamino. Mas ela mama e fica incomodada. Não dorme e fica chorosa. É normal na troca?

  5. Clara Grangeiro
    9

    Antes de tudo, obrigada pelas informações compartilhadas, são muito esclarecedoras. Meu filho de 9 meses é alergico a leite de vaca, nunca tentei oferecer leite de soja, além do leite materno ele toma Pregomin Pepti, a aceitação foi difícil no início, mas estou engrossando a fórmula com produto específico para alergicos e ele está aceitando. Minha dúvida é se seria mais benéfico para ele o leite de soja em relação ao leite extensamente hidrolisado. Muito obrigada!

    • 10

      O mais benéfico é o que a criança está aceitando melhor, sem reação alguma. Entre os dois não se pode considerar um superior, tudo depende do caso. Para algumas crianças uma fórmula pode ser melhor que a outra. Abraço,

    • 11

      Nutricionalmente não vai haver diferenças. Mantenha o leite recomendado pelo seu pediatra e rediscuta após 1 ano.

  6. 12

    Olá meu filho tem sangue nas fezes desde 1 mês e meio, fiz dieta exclusiva de leite e derivados, soja, trigo, ovo, carne vermelha, peixe. Fiz por 6 semanas e ele até melhorou mas por vez outra aparecia um pinguinho de sangue na fralda. Como emagreci muito deixei de amamentar. Foi passado um leite com proteína hidrolisada mas ele teve diarreia passamos para o neocate tem um semana e hoje ele voltou a apresentar sangue nas fezes. Ele pode está reagindo ao neocate?

    • 13

      Se ele está apenas com o Neocate, não há reação a ele. No entanto, pode demorar um tempo até a “cicatrização” intestinal e esse sangue ainda pode ser um resquício da alimentação anterior. O ideal é esperar um pouco mais.

    • 14

      Não está reagindo ao Neocate! Se está apenas e tão somente com o Neocate, pode ser que o intestino ainda não tenha “cicatrizado” totalmente. Precisamos aguardar um pouco mais.
      Abraço.

  7. 15

    Boa tarde, minha filha tem 1 m e 19 dias e esta com aplv, a gastro passou pregomin pept e me passou uma dieta livre de leite e seus derivados, pois estou amamentando . gostaria de saber se é necessário fazer dieta a soja, carne, ovos…
    E onde se consigo dar entrada no poupa tempo para ter direito ao leite pelo estado?

    • 16

      A princípio a eliminação é de leite de vaca e soja e depois de bem feita, caso os sintomas persistam é que se pensa em fazer outras restrições.
      Para dar entrada nos papéis peça um relatório para sua gastropediatra e orientações de como fazer no seu Estado.

  8. DANIELA DE CASSIA BERNAL
    17

    Boa tarde, meu bebê tem 3 meses e meio, tem refluxo ele mamava Aptamil AR e pediatra passou o Neocat mas ele vomita muito e continua tendo diarréia a 25 dias, não consegui consulta com especialista e gostaria de saber se posso e como preparo o Neocat.
    Obrigado

    • 18

      Olá Daniela, essa pergunta envolve muitas variáveis. Procure um bom gastropediatra na sua região. O melhor que puder, seu filho merece.

  9. 19

    Muito esclarecedor. Obrigada

  10. 21

    Boa tarde! Meu filho está com 4 meses e descobrimos que ele é alérgico à proteína do leite, ele está tomando alfamino mas já esta na terceira e segue a diarréia mas a gastro dele disse que é normal até o organismo se adaptar, mas entramos em contato com o fabricante e fomos informados que não era pra estar com essa diarréia, ele só tomo o leite o que devemos fazer?

    • 22

      Olá se tiver mais de 15-20 dias com uso de fórmula de aminoácidos e ainda está com diarréia é melhor investigar o que está ocorrendo, pois se for APLV e se for diarréia mesmo, não era para isso ocorrer.
      Abraço.

  11. Luciane Maiza
    23

    o leite Pregestimil Premium é indicado tanto para intolerância a lactose como para Alergia a Proteina do leite? minha filha tem 7 meses e tive que mudar do Aptamil Pepti para o Pregestimil mas senti que seus vomitos aumentaram já no segundo dia , devo continuar oferecendo o Pregestimil?

    • 24

      Precisaríamos saber muito mais detalhes de toda a história e conhecer a criança para uma orientação adequada. Procure um bom gastropediatra na sua região.

  12. fredealdo leite
    25

    Meu filho tem alergia a muitas coisas é aplv, soja; milho; trigo; amendoim; ovo; sofremos muito por não encontrar o que oferecer, ficamos sem entender ´passamos um ano afastando ele de tudo, e quando refizemos os exames as alergia ao leite e ao ovo principalmente aumentaram, sera que pode ser pelo leite aptamil pepti que contém algo que ele não pode?

  13. 27

    Meu bebé tem 9meses e ta tomando pregomin pepti mas nao ta aceitando pois e ruim tem cheiro e gosto o que faço. .obrigado bjsss

    • 28

      No site, acesse Tratamento> Fórmulas Infantis> Como fazer o bebê aceitar.
      Discuta com o seu pediatra também.
      Abraço grande.

    • 29

      Muita coisa pode ser feita. Converse com seu gastropediatra e leia no site a área de FÓRMULAS, COMO FAZER O BEBÊ ACEITAR.

  14. 30

    MINHA FILHA TEM 01 ANO E DESDE QUE A PEDIATRA SUSPEITOU DE APLV MANDOU SUBSTITUIR O NESTOGENO POR LEITE DE SOJA. DESDE ENTAO ELA VEM TOMANDO, DIANTE DE TANTAS INFORMAÇOES ADQUIRIDAS NESTE SITE ENTENDI QUE O DE SOJA NÃO É A MELHOR OPÇÃO E ONDE EU MORO NAO TEM OPÇOES DE OUTRAS MARCAS E TIPOS. O QUE EU FAÇO? ATUALMENTE ELA TOMA O APTAMIL DE SOJA DA DANONE. OBRIGADO

  15. 32

    Oi posso levar ao forno o neo advance na preparação de biscoitos? ??

  16. 34

    Ola meu filho tem alergia a proteínas do leite de vaca gostaria de saber a diferença entre o pregomim pepti e o neocate pois a medica trocou o leite dele de pregomim pra neocate

    • 35

      Neocate é uma fórmula de aminoácidos (100% hipoalergênica) e o Pregomin é uma fórmula extensamente hidrolisada que possui uma falha de 10-15%.

  17. 36

    Bom dia, minha filha tem um ano de idade tem APLV e teve diarreia e baixo peso … ela aceitou o Neocate … porem ganhei algumas latas de Pregomin Pepti e gostaria de saber se ela pode tomar esse outro leite sem causar problemas.

    • 37

      Na maioria das vezes pode tomar sem problema nenhum! Mas em primeiro lugar, pergunte ao seu pediatra ou gastropediatra pois existem muitas questões envolvidas.

  18. 38

    boa tarde mh filha tem2 meses eu dou leite materno e tou suplemento mas as vezes dela sao muito verdes escuros e teem um cheiro muito forte cheira mesmo muito mal e normal ser assim??

    • 39

      Se tiver em uso de fórmula especial para alergia, as fezes podem ter este aspecto. Procure seu pediatra ou gastropediatra e mostre as fotos das fezes.

  19. 40

    Boa tarde.
    Meu bb tem 2 meses usando pregomim pepti mais não aceita bem a fórmula e já tentei todos os truques.Mais tbm não tem nenhuma reação.Será que o fato dele não aceitar pode ser q essa não é a fórmula pra ele?

    • 41

      Nesta idade, com um pouco de insistência a maioria das crianças aceita. A recusa insistente em alguns casos pode significar que a criança não tolera realmente esta fórmula e deveria passar para outra. Procure seu pediatra ou gastropediatra para lhe orientar.

  20. 42

    Adorei a página.
    Principalmente o esclarecimento sobre a coloração das fezes!
    Parabéns! Exccelente trabalho!

  21. 44

    Boa tarde, minha filha tem 3 meses, tem refluxo e apresentou alergia, faço a dieta, mas vou voltar ao trabalho e preciso deixar leite p ela, mas n consegui tirar, a gastropediatra passou o leite pregomin pepti, ela não está aceitando. Existe diferença entre este leite e o aptamil pepti? Composição e sabor?? Posso tentar este outro?
    obrigada

    • 45

      Existem pequenas diferenças entre eles. Pode ser que sua filha aceite melhor o Aptamil pepti, mas converse com sua gastropediatra. Abraço

  22. Elaine do Nascimento Souza
    46

    Meu bebê tem quase 3 meses, comecei a dar leite industrializado o Nestogeno a quase um mês e ele também mama, mais ultimamente seu cocô esta verde e ele só faz de dois em dois dias é normal

  23. Bárbara Janelli
    48

    Estou dando Neocate para minha filha de 5 meses. Ela aceita bem com essencia de morango.
    Pode ser usada essa essencia? Eu fervi para tirar o alcool e uso duas gotas.
    Uso também adoçante de sucralose.
    Posso usar esses itens? Tem alguma essencia que possa ter traços de leite?

  24. 50

    Bebe que está se alimentando exclusivamente de formula (neocate) precisa tomar água? Meu filho não consegue tomar água de jeito nenhum.

    • 51

      Não precisa!

      • 52

        Bom dia minha filha tem 3 meses ela nasceu de 35 semanas por esse motivo a pediatra pediu pra dar um complemento aptamil 1 mais ela não aceito e o pouco q aceitava causava vomito mal estar e falta de ar e ate caroços na pele e principalmente no rosto com essas reações pode ser alegia a leite?

        • 53

          Não é possível saber com base apenas no seu relato. Precisaríamos conhecer bem mais detalhes da história. Procure um bom gastropediatra na sua região.

        • 54

          Olá. Você poderia me tirar uma dúvida. Meu filho tem APLV. Ele tem 9 meses e o médico passou Aptamil Pepti. Há uma semana não o encontro para comprar. Na farmácia me indicaram pregomin pepti. O pregomin faria a mesma função do Aptamil para ele?

    • 56

      Olá, Diego. Minha filha toma alfamino ou Neocate desde o primeiro mês de vida. A gastro sempre orientou que desse água nos intervalos das mamadeiras e também tive dificuldade para ela aceitar. Isso me preocupou, porque o sabor é meio salgado. Mas agora aos quatro meses ela já toma.

  25. 58

    Posso preparar o neocate com água de coco natural?

  26. 60

    Como preparar arrozina com o leite neocate?

  27. 62

    Gostei muito da sua explicação,me ajudou muito obrigado.

  28. 64

    Oii Minha filha tem 3 meses, estou dando o Althera pra ela. Ela mama 150 ml cada três horas e meia, mas cada vez que ela mama e faz côco, a quantidade é pouca, as vezes e preto, mas frequentemente e amarelo, é normal?

  29. 66

    Meu filho tem 1 ano e 2 meses e esta usando o NAN SOY OU APTAMIL SOY qual pode substituir esses pois a criança já tem mais de 1 ano. O problema dele é com proteínas do leite.

  30. 68

    ola gostaria de saber uma coisa. minha bebe teve problemas com leite de vaca, a medica pediu que eu desse leite sem lactose. comprei ninho sem lactose nao adiantou, trocamos para leite de soja tambem nao resolveu. ela disse que ela tinha que tomar hidrolisados de aminoacido. resumindo ela se adaptou muito bem com o aptamil ha. o nan ha nao deu certo pra ela deu muita colica. o que ela tem? ´´e alergia ao leite ou intolerancia ao leite?

    • 69

      Não é possível saber com base apenas no seu relato. Precisaríamos conhecer bem mais detalhes da história. Procure um bom gastropediatra na sua região.

  31. 70

    Ola, minha bebe tem dois meses e tem aplv , o gastropediatra me passou dieta isenta de leite e derivados e nada mais, disse p eu continuar com amamentação exclusiva , mais minha filha chora de fome, minha produção de leite ta fraca, quase não tenho leite, a aplv é tardia, e não consegui marcar consulta p ela só p daq 15 dias, Oq eu faço ? Qual a melhor formula p eu dar p ela?

    • 71

      Desculpe a demora em lhe responder. Certamente agora já encontrou a fórmula ideal.

      Procure seu gastropediatra para melhor orientação.

  32. 72

    Parabéns pelo site, muito bom! Nos ajuda bastante é muito bom ver os comentários e ver que tem outras pessoas com a mesma situação que a sua.
    Tenho algumas dúvidas.
    Meu filho tem 7 meses e estamos descobrindo desde os 6 meses que ele tem alergia. Tem ao leite, soja e ovo. A Alergologista passou o Aptamil pepti, no 2° dia ele já pegou a mamadeira e tomou direitinho, mas isso aconteceu por 3 dias… Depois ele rejeitou totalmente, a médica pediu para misturar com Vitalon, ele voltou a tomar, mas sempre 30ml, 60 ou 90 nada mais que isso. Levei na Alergologista e ele n ganhou peso, então trocamos para o Neocate PlC, mas ele n quer de jeito nenhum, toma 30ml e depois n quer mais. Tentei misturar com o Vitalom e n quis, coloquei essência de baunilha, toma 30ml e depois n quer mais..

    • 73

      Obrigado pelos elogios. A finalidade deste site não lucrativo é apenas ajudar.
      A aceitação pode ser muito difícil mesmo nesta idade, mas a persistência em geral funciona.

      Procure seu gastropediatra para melhor orientação.

  33. 74

    Olá. Meu filho toma o prefomim mas no último mês não ganhou peso e passou de 120 da fórmula antiga para 90 ml do pregomim pois não aceita mais q isso. A medica mabdou diluir 1 medida para 20 ml. Isso é correto?

    • 75

      Pode ser feito em algumas raras situações.
      Precisaria de mais detalhes.
      Procure um bom gastropediatra para melhor orientação.

  34. 76

    Oi..meu filho tem 7 meses,ele tem alergia ao leite de vaca.O pediatra sugeriu leite de soja e colikds,porém ele continua com muitas cólicas e coceira nos olhos.Não sei mais o que fazer.O leite que uso é Ades.

  35. 78

    Minha bb tem 2 meses e está fazendo cocô verde bem escuro. Ela tomA o NAN HA. Pode ser im alergia ao leite?

    • 79

      Verde escuro, sem nenhum outro sintoma não quer dizer nada.
      Procure seu gastropediatra para melhor orientação.

  36. Katielle Leonarde Alves Caldas
    80

    Meu filho faz uso do Neocate desde P primeiro mês de vida devido à sua alergia APLV.. Esta largando o peito e está quase que exclusivamente no Complemento Neocate.. Tem 3 dias que ele não faz cocô… Tenho q acrescentar água nos intervalos? O leite faz o intestino dele ficar preso mesmo???

    • 81

      Depende da idade dele. Se ainda estiver em fórmula exclusiva não precisa de água.
      Procure seu gastropediatra para melhor orientação.

  37. 82

    Olá! Adorei as informações e fiquei com uma duvida! Minha bebe agora esta com quase 10 meses e até os 6 meses mamou exclusivo no peito! Descobri que ela tem alergia à proteína do leite e tive que fazer a dieta restrita para leite e seus derivados! Nessa ultima semana substitui a mamada da tarde para o leite Aptamil Pepti e venho notando que ela apresenta diarreia e muita assadura desde então! Será que isso é por causa da nova fórmula? Será que continuo tentando dar o mesmo leite ou seria o caso de discutir com o pediatra sobre o uso de uma outra fórmula?? Obrigada!!!

  38. 84

    Olá, meu bebê tem 4 meses é APLV, começou a tomar a fórmula neocate, mais não aceita de jeito nenhum, gostaria de saber se posso colocar um pouquinho de açúcar pra melhorar o sabor. Obrigada

  39. 86

    Bom dia!
    Meu sobrinho está com um ano e 3 meses e o pediatra fez a troca de Neocate LPC para o Advance, sendo que ele não se adaptou ao Advance. Faz ânsia, minha cunhada voltou a dar o Neocate LPC. Teria algum problema? Qual outra sugestão de leite Q possa dar nessa idade?

  40. 88

    Bom dia,

    meu bebe tem 1 ano e 2 meses e apresenta vários sintomas da alergia a proteína do leite, já testamos por orientação medica vários leites e todos com exceção do leite de soja dão as mesmas reações nele. Neste caso peço auxilio quanto a sugestões de leites que possa substituir o leite soja e que ele vá se adaptar sem apresentar os mesmos sintomas, assaduras fortes, irritação, coceiras, vômitos, baixo ganho de peso entre outros.
    Aguardo retorno.

    • 89

      Se fica bem com o leite de soja, mantenha ele.
      Caso não queira mantêm-lo converse com seu pediatra sobre a possibilidade de fórmulas extensamente hidrolisadas.

      Procure seu gastropediatra para melhor orientação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *