Dicas para ir às compras

  1. Leve a sua boa e velha lista dos rótulos. Com o tempo e a prática pode ser que não precise mais dela. A legislação brasileira não obriga empresas a rotular traços, porém muitas delas já o fazem. Quando encontrar algum produto que “teoricamente” não rotula traços, desconfie, ligue para o SAC da empresa para certificar-se.
  2. Não saia de casa sem antes fazer um lanche. Com fome além de comprar produtos por impulso, não terá paciência para ler as “letrinhas” dos ingredientes. Vale até levar uma lupa…
  3. Você deve ler o campo ingredientes. É aí que estão a lista dos possíveis produtos proibídos. Alguns pais leêm apenas o campo “informação nutricional” ou “tabela nutricional” que se refere apenas aos nutrientes e não aos ingredientes.
  4. Não vá com o filho ao supermercado. Vai ser difícil ler os rótulos atentamente e pacientemente quando ele estiver por perto. Isto evita também o sentimento irracional de culpa de dizer NÃO ao filho o que pode gerar mais sofrimento. No entanto, é preciso aprender a dizer NÃO… Crianças menores de 3 anos com ou sem alergia devem dizer ouvir não dos seus pais quando quiserem comprar qualquer tipo de guloseima.
  5. Não se iluda, para crianças em dieta de exclusão de proteínas do leite de vaca não existem biscoitos doces, recheados, ou bolos prontos no mercado. Não perca tempo. Mesmo porque não se deve comprar estas guloseimas antes dos 3 anos, mesmo em crianças sem alergia.
  6. Para crianças com restrição à carne bovina:
    • Não comprem frangos inteiros ou soltos em açougues, pois eles estarão contaminados pela carne bovina. Opte por frangos congelados, sem tempero e caipiras. ISSO VALE PARA ALÉRGICOS A LEITE TAMBÉM, pois a maioria das marcas tem linha temperada, na qual é usado leite e soja, contaminando desta forma os outros frangos.
    • Cuidado com sorvetes, gelatinas, balas de goma marshmellow, geléias de frutas e geléia de mocotó, todos esses produtos possuem entre seus ingredientes proteínas do soro bovino (que podem ser prejudiciais com crianças alérgicas às proteínas do leite de vaca).
  7. Pesquise antes nos sites de empresas ou em lojas de produtos naturais (chance de encontrar produtos sem leite é maior). Produtos com selo Vegan ou selo Kosher Parve (BDK) não possuem proteína do leite, mas conter de soja. O selo Kosher significa que o produto possui a supervisão de um rabino para alimentação conforme as leis judaicas. A palavra Kasher significa “apropriado para comer, limpo”.
    Ver item Receitas e Onde comprar os ingredientes especiais.
  8. Frios e embutidos (linguiça, salsicha, presunto, mortadela, salame e outros): TODOS levam proteína isolada de soja em sua composição e alguns possuem proteínas do leite.
  9. Cereais (“corn flakes”, farinhas de milho, arroz e láctea, granola, entre outros): quase todos possuem leite, soja ou traços em sua composição.
  10. Temperos prontos em tabletes ou em sachês possuem traços de leite, soja e corantes. Opte por temperos tradicionais: alho, cebola, salsa e cebolinha.
  11. Chocolates e doces: Não existem chocolates sem leite, soja ou traços em grandes redes de supermercados. Chocolates sem leite são encontrados em casas de produtos especializados. Ver item Receitas e Onde comprar os ingredientes especiais.
  12. Balas, pirulitos, chicletes: lixo nutricional independente de não ter leite ou soja em sua composição. Um dos grandes benefícios que seu filho terá na APLV é que a dieta dele vai ser forçosamente mais saudável que a maioria dos amiguinhos.
  13. Pão Francês: na composição não leva leite, soja ou ovo. Mas é muito difícil fugir dos “traços” em uma padaria cheia de derivados e produtos lácteos. Além disso, a maioria dos pães levam como ingredientes o “melhorador” de farinha, que entre seus ingredientes tem soja. Ainda bem que existem muitas receitas de pães caseiros que ficam uma delícia! Muitos pais, mesmo após a criança ter melhorado, continuam a fazer os pães que aprenderam…
  14. Carrinho de pipoca: cheio de manteiga extravasando para todos os lados.
  15. Pipoca de microondas: evitar sempre. Quase todas são temperadas e as pipocas que não tem o tempero, correm o grande risco de ter traços, devido ao compartilhamento de equipamentos.
  16. Farinhas: para quem faz dieta de exclusão de trigo (por intolerância ao glúten ou por alergia ao trigo), tem que ficar muito atento às farinhas oferecidas em mercados. É sempre bom ligar para o SAC antes e perguntar se existem traços ou compartilhamento das máquinas. Existem várias marcas boas no mercado hoje. Ver item Receitas e Onde comprar os ingredientes especiais.
  17. Compre embutidos apenas na embalagem do fabricante, pois os supermercados e padarias usam o mesmo fatiador para queijos, frios e embutidos.

Fonte: Adaptado de Guia do Bebê e da criança com alergia ao leite de vaca. 1ª Ed. AC/Gen, 2013
Renata Pinotti

One thought on “Dicas para ir às compras

  1. 1

    AMEI O SATI POIS TIREI MUITAS DÚVIDAS LENDO ESTES 17 ITENS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *