Manteiga de castanhas caseira

O procedimento para produzir manteiga de castanhas, de amendoim, de semente de girassol, de pistache, nozes… é sempre o mesmo, variando o gosto e os nutrientes ingeridos em cada manteiga. O importante em qualquer receita que você faça, é deixar as castanhas de molho para neutralizar os anti nutrientes que inibem as atividades de enzimas.

NOZES: ótima fonte de energia; potássio; proteína vegetal e a mais rica em vitamina E, que tem ação antioxidante, além de proteger contra doenças do coração.

AMÊNDOA: fonte de proteína, fibras, ferro, vitamina E e potássio.

AVELÃ: rica em potássio, proteína, vitamina E, fibras, cobre a maior fonte de cálcio de todas.

CASTANHA DE CAJU: possui proteínas, é rica em aminoácidos essenciais, zinco, ferro, ácido pantotênico, vitaminas B1 e B2. Para fazer o leite, é necessário que seja a castanha crua (que na verdade foi cozida para ser retirada da casca, mas não foi torrada) e sem sal.

CASTANHA-DO-PARÁ: É a mais calórica de todas, mas fornece selênio, mineral antioxidante que atua no equilíbrio da tireóide e do magnésio. Contém ômega 3, gordura que previne doenças do coração.

SEMENTE DE GIRASSOL: Rica em proteínas, fibras, zinco, folato, vitamina E e magnésio. Excelente para substituir o amendoim para os que tem alergia. A semente de girassol torrada tem um gosto muito similar ao amendoim.

 

Fonte: dietasgsc.blogspot.com.br/p/as-receitas.html