Estou grávida. Como prevenir ou diminuir a chance do meu filho ter alergia alimentar?

Neste momento ainda não existem estudos conclusivos indicando que a dieta materna durante a gravidez ou a restrição de determinados alimentos irá prevenir a apresentação de alergia alimentar. Atualmente, a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Européia de Gastroenterologia e Nutrição Pediátrica recomendam que crianças com alto risco de alergia alimentar (forte antecedente familiar) sejam alimentadas com leite materno exclusivo até os 6 meses.

Não há evidências que a restrição alimentar na gravidez impeça a sensibilização através do leite materno. Existem alguns estudos que mostram que crianças com forte história familiar de alergia e que por algum motivo não podem receber o leite materno se beneficiem de fórmula infantil extensamente hidrolisada ou fórmulas de aminoácidos (leite especial).

Existem ainda algumas substâncias denominadas probióticos que parecem ter algum benefício em situações particulares (mãe lactante com forte histórico familiar de alergia). No entanto, são necessários mais estudos para sua ampla recomendação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *